terça-feira, agosto 30, 2005

A questão das águas

Numa altura em que o País se debate com a falta de água em algumas regiões, todos nós, como cidadãos responsáveis, temos a obrigação de assumir uma atitude mais cívica através de pequenos gestos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida geral. O que me levou a escrever estas linhas, foi o facto de ter assistido, na televisão, a uma notícia do racionamento de água à população de Lamego e o abastecimento da mesma em camiões cisternas. Uma população a ver-se forçada a viver com 3 baldes de água diários é, sem dúvida, uma situação constrangedora. A ausência de chuva no inverno passado e a diminuição do caudal das águas
subterrâneas que abastecem as populações fizeram com que a carência deste bem aumentasse significativamente. No entanto, continua o desperdício. Ontem em passagem pelas Morçôas, constatei que existe um buraco aberto há umas semanas, sem sinalização, ao lado da entrada de um bloco de apartamentos. Parece-me um problema ao nível da canalização e a água escoa para o chão a um rítmo lento. Enquanto se decide quem deve ou não reparar esta fuga, a água é desperdiçada. Será que a poupança da água, engloba só os particulares, podendo a instituição do poder local gastar o que bem lhe interessa e entende?
No que diz respeito ao buraco aberto, espera-se que alguém lá caia e se aleije para então apurar-se responsabilidades. Só então é que alguém terá que ser chamado à razão.
Será que os serviços camarários estão demasiado ocupados ou a desculpa das férias do pessoal fazem com que a negligência continue aos olhos de todos no concelho da Moita?
Fica a pergunta para ser esclarecida por quem de direito...

Comments:
Caro Oliude, penso estar em condições de lhe responder. É normal haver problemas desses. Como cidadão o seu "dever" é contactar as entidades responsáveis de forma a que estas tenham conhecimento e actuem, tanto aqui na Moita como em qualquer parte do pais. Já agora e levando a brasa à minha sardinha, gostaria de lhe deixar duas preocupações sobre a água. O problema de Portugal com a água, e especialmente em ano de seca, é o da sua distribuição. Como sabe, nem todo o território é afectado por estes problemas da falta de água, portanto é necessário e urgente criar planos de transvase e estruturas de abastecimento às populações em que a água possa ser melhor distribuída. Isto não foi feito com responsabilidade do Partido Socialista e do Partido Social Democrata. A segunda preocupação tem a haver com a privatização de água que o Partido Socialista tanto defende. Privatizando a água, os preços sobem e corre-se o risco de os "melhores clientes" absorveram a água aos outros por pura e simplesmente terem dinheiro, o que faz da água uma mercadoria e não um direito, e a base da vida. Será, na minha opinião uma luta de todos nós desmascaramos o que estes dois partidos têm andado a fazer pelo pais. Veja-se Pombal, Évora, Setúbal, e outros casos relacionados com outra força política como Marco de Canavezes. Já sei que não vai concordar comigo, mas acredite que nisto, tenho toda a razão.
 
Amigo Nuno Cavaco sabe quem está a frente da Camara de Montemor-o-Novo ?
É a CDU.
Sabe à quantos anos os governos PS e PSD fizeram a Barragem dos Minutos ?

Sabe porque é que a Camara não constroi os canais para levar a agua a quem necessita ?
Desculpe as questões mas como sabe o que se passa em Evora e Montemor é mais perto...
 
Amigo Brocas, não conheço a situação que me falou, mas se isso é verdade a Câmara está a falhar. Já agora apesar de pensar que eu acho que a C.D.U. faz sempre tudo bem, constato por vezes que nós (eu incluído) cometemos, erros, afinal somos humanos, o que eu lhe garanto é que da minha boca nunca vai ouvir que a C.D.U. faz tudo bem, o que eu acho é que na globalidade serve melhor as populações. Veja-se o caso do Redondo, a C.D.U. tira a confiança política ao actual presidente por este ter privatizado a água correndo o risco de perder as eleições. Isto é coerência e uma admissão que por vezes as pessoas falham. Mas polémicas à parte, vou-lhe dizer que a privatização da água é um dos maiores perigos em portugal, no entanto no que respeita à água muita coisa há a melhorar.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

The WeatherPixie Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting